in Episódios

FalaFreela#24. Ensinar e aprender na selva freelancer

bannerfalafreela_24

Audio MP3

Download | ZIP | Assine no iTunes

As profissões mudaram, o que se aprende também. A forma como isso se dá então, nem se fala. Até mesmo a figura do professor, antes um ser inabalável (e porque não dizer inalcançável), passou por severas alterações sem que muitos de seus mais ilustres representantes tenham se dado conta.

Atrelado ao seu home-office, enfrentando clientes que precisam ser educados no mantra da qualidade e do preço justo, o freelancer enfrenta os mesmos desafios das pessoas e profissionais tradicionais, só que numa escala amplificada algumas centenas de vezes.

Como aluno ele tem que enfrentar formas alternativas de adquirir informação e conhecimento continuamente, preparando-se para ser multitarefa e fazer chover quando se pede. Ou, maturidade das maturidades, avisar que desta vez não cairá uma gota do céu, mesmo que ele tente.

Como professor, precisa criar um ciclo de “apaixonamento” com seu cliente, exibindo dotes quase mágicos de convencimento e persuasão. Explicando que o sobrinho do 402 cobra só R$ 200 por uma loja de e-commerce pois vai simplesmente copiar o código, layout e textos de um tutorial que comprou na banca de jornal ali da esquina.

Impossível? Que nada. Divertido, sim. Ainda mais de para burilar esse assunto temos a presença ilustre de Luli Radfahrer, PhD e professor de Comunicação Digital da Escola de Comunicações e Artes da USP; que sapiente, eloqüente e saliente nos levou para um passeio pela recente história do modus operandi da sociedade capitalista atual, sem deixar, é claro, de dar uma passadinha bem rápida por pensadores gregos e figuras do cinema de aventura.

Faça o seu download e aperte o play para, junto com Mauro Amaral, Humberto Oliveira, Carolina Vigna-Maru e Luli Radfahrer (siga-o também no twitter: @radfahrer) curtir a meia hora mais valiosa do seu dia, o podcast do Carreirasolo.org.

Ah, e aproveite para amplificar o volume da qualidade de sua caixinha de ferramentas com estes links especialmente pesquisados para este programa:

 
  • Pingback: Fala Freela #24 | Carolina Vigna-Maru

  • http://flickr.com/rafael401 Rafael Paranaíba

    Muito bom, uma ótima percepção sobre o cenário acadêmico, presencio este pensamento ultrapassado a algum tempo na sala de aula, tanto da parte dos professores como dos alunos.

    Muito obrigado pelo programa, sucesso!

  • Paula Penedo Barbosa

    O episódio foi muito bom!
    O Luli disse algo que vivi na faculdade: meus professores fizeram me apaixonar por web e “desapaixonar” por outras tantas áreas de comunicação que eu achava ser o máximo. E hoje eu os agradeço por isso! O professor de hoje deve ser o cara que nos diz: “meu, se você seguir a carreira X, sua vida será assim”.

    Parabéns pelo programa! Aguardo ansiosamente pelo próximo!

  • João Luiz Junior

    Wow mais um podcast fantástico, o convidado então sem comentários, muito show.
    Parabéns a todos, até o próximo.

  • Carlos Silva

    Podcast bacana.

    Parabéns à todos!

  • Pedro Medeiros

    fantástico episódio.

    Da parte de qualquer um acha que é desing de interação achei ótima. Realmente acontece muito de todo mundo saber sobre a disciplina exatamente por ser algo consideravelmente novo e pouco gente sabe explicar realmente o que significa.

  • http://www.jadsonmoreira.com Jadson Moreira ™

    Ainda não ouvi o podcast, estou baixando… hehehhe
    mas de antecedência dar os parabéns a equipe. Nossa o convidado me surprendeu, o Luli (ainda não sou fã dele, mas é impossivel não saber da fama desse cara :p) Acredito que esse será mas um epsodio que irei ter no meu ipod para ouvir muitas vezes. hehehehe

    PS: Esse foi meu primeiro comentário, espero passar a comentar mais e quem sabe participar com mensagens.

    vlw galera, parabéns pelo ótimo trabalho de vocês.

  • Antonio Soares Neto

    Nossa! Muito obrigado! este falafreela foi muito bom! parabéns!

  • http://c-arqdesign.blogspot.com/ Kaísa

    O melhor podcast até aqui!Parabéns.

  • http://labiel.blogspot.com Labiel

    Como profesor, esse podcast me fez pensar. Em geral, algumas discursões legais com os colegas, além disso o tema do Podcast foi comentado no Evento Locaweb em Belo Horizonte, http://www.locaweb.com.br/sobre-locaweb/eventos.

    Marcelo Tripoli e Fabio Akita, elucidaram a Web como uma maneira mais interessante de trabalhar, e aquilo me fez pensar o seguinte: Quando somos desenvolvedores, nós pensamos a maioria das vezes em entregar o produto pro nosso cliente (sou WebDesign e faço isso a maioria das vezes). Mas, e o nosso cliente? Será que ele esta preparado pra essa enchurada de informação que ele leva das novas midias?

    E os usuários? Será que estamos mesmo ensinando as pessoas a fazerem a diferença? Hoje um adolescente tem mais informação num dia do que muitos cientistas do seculo XIX tinham em toda sua vida e mesmo assim nossa sociedade não esta mais inteligente! Está mais corrupta, mais solitária, mais triste!

    O que nós professores temos que fazer pra que as pessoas se tornem realmente melhores?

    Porque se seguirmos do jeito que está acredito que a sociedade vai acabar não por falta de opção, mas sim porque nos não estamos fazendo uso correto das informações nem treinando as pessoas para isso.

    Um amigo meu disse uma frase que achei muito conveniente pra esse caso: Estamos formando esponjas de informação e não mais pensadores.

  • Erick Fonseca

    Parabéns pelo programa, foi um dos melhores!
    Muito bom o convidado. Seria bom que esse podcast fosse ouvido por muitos professores.

  • Castello

    Cara.. parabens, o pod foi otimo do começo ao fim… mas no fim a Carol deu um show, mto phoda oq ela comentou, de acordo 100%, ouvir vcs ñ é um direito, e sim um privilégio! abraços!

  • http://twitter.com/rodrigotucano Rodrigo Tucano

    Sempre trazendo conteúdo de qualidade para o Fala Freela, parabéns, ótimo cast, afinal, todo freela formado é um palestrante em pontencial.

  • http://www.lucasadam.com.br Lucas

    Bom legal!

  • Pingback: Não desistir de tentar. | Mauro Amaral