in Episódios

FalaFreela#29. O Guia Rápido para reuniões freelancers

BannerFalaFreela_ff29

[audio:http://www.falafreela.com.br/ep/29/FalaFreela_Ep29_Reunioes.mp3]

Download | ZIP | Assine no iTunes

Muito bem meninas e meninos, voltamos! Desta vez reunimos apenas o time fixo para conversar sobre aquele momento mágico onde tudo pode acontecer: as reuniões entre você, sua equipe, clientes e parceiros.

Mauro Amaral, Humberto Oliveira e Carolina Vigna-Maru rechearam o episódio com dicas, desde as mais básica, como por exemplo entender afinal “O que é uma Reunião?”, até os quatro tipos básicos de situações. São modelos de pensamento que usamos para mostrar o quão difícil pode ser entrar numa sala sem um plano de voo.

E olha aí nossas referências:

É isso turma. Comentem e divulguem. Como diria o Capitão Planeta, “o poder é de vocês.”

Quero ouvir sua opinião!

Comment

18 Comments

  1. Muito bom ter Fala Freela de meio de semana. Não vejo a hora de ouví-lo!

    E saibam que de acordo com “rumores” do twitter, o desenho do Capitão Planeta voltará ao ar!

    Uma pena, porque não aguento ver o Mati, o índio representante da América do Sul e que tem o “poder” do Coração.

    Abs !

  2. Quanto a usar o apelido e não o nome… isso às vezes é meio complicado. Meu apelido é Dango e me chamam assim em qualquer lugar… Termina que quando alguém decide se referir a mim com meu nome (Daniel) causa uma certa confusão. Não é intencional para ser lembrado, mas quando vc tem um apeilo que te representa mais que o nome, fica meio descontrolado. Eu não posso dizer pro meu patrão ou coordenador da faculdade ou alguém q me indique como freela a alguem que não me chame de dango… chega a ser antipático. No mais, entendi a justificativa de vocês, porém só me coloquei como um exemplo controverso. Parabéns pelo podcast. Fala Freela é um dos meus favoritos.

  3. Dango,

    Nada contra apelidos MESMO. O que tentamos passar foi justamente o seu caso: onde a “marca” já representa o dono antes que ele chegue. :)

  4. Legal, mais um PodCast pra biblioteca.
    Interessante esse episódio.
    Falar sobre reunião é muito legal, pois itens como Ata é de extrema importância, ainda mais que ela comprova tudo o que foi conversado.
    Futuramente SE houver problemas no projeto esse item será uma prova para ambas as partes.

    Bom, parabéns novamente pelo PodCast e vamos continuar acompanhando, estou divulgando, inclusive incluí os links do Carreira Solo e FalaFreela no meu site.

    Só uma coisa, meu sobrenome se pronuncia Táira, mas sem o acento é claro.

    Até mais, []s

  5. Ótimo episódio!

    Eu sempre tento mexer com o bolso do cliente quando há abuso. É realmente “a moeda que o povo entende”, como disse a Carol.

    Também serve como limitador de descontos. Meus orçamentos são sempre muito justos e até hoje sempre funcionou quando mostrei ao cliente que a alteração de recursos influencia no prazo/preço.

    Agora a dica de indicar o que foi descartado foi ótima. Muito simples, mas nunca me veio à cabeça dessa forma. Geralmente eu indico que um caminho foi escolhido em detrimento do outro, mas nunca especifiquei o descarte de detalhes mais avulsos.

    Valeu!

    Abraços.

  6. Muito bom. O formato com somente vocês 3 também funciona maravilhosamente, estava com saudades sem perceber.

    Agora, vocês deveriam mudar o slogam: FalaFreela, a meia hora mais longa do seu dia :-)

    Ah, foi das melhores trilha que me lembro. Vou encher o saco do Mauro mais uma vez para ele colocar o playlist que foi usado, ou pelo menos das músicas que a gente consegue ouvir melhor, as que tem mais destaque. Já tem tão pouco trabalho pra montar esse podcast, o que custa ficar mais uma meia horinha longe da familia e escrever o playlist 😉

  7. Reuniões. Momento decisivo para o projeto. Realmente é muito complicado quando esta cliente, produtora e freela. O mais complicado ainda é depois da reuniao, quando voce ajusta o projeto e a produtora fica segurando para passar para o cliente. O projeto pode se ir por agua a abaixo quando não se tem sintonia nesta etapa.
    #29 – muito bom

    • Vinícius,

      A trilha de abertura é “Burogoise Fellings” do “The Submarines”. É também conhecida como a trilha de lançamentos do iPhone 3GS

  8. Excelente programa, pessoal.
    Realmente, essas reuniões de trabalho são como partidas de xadrez: você precisa estar atento e pronto para absolutamente tudo. Inclusive ser meio firme (beirando a grosseria, como bem disse a Carol) se não quiser enlouquecer durante um job com um cliente um pouco mais “confuso” que o normal (mas, não são todos eles absurdamente confusos??).
    Grande abraço.