Livros e leituras indicadas para março sobre I.A., Desinformação, Plataformização

L

Em março comecei a transformar em ação planos que desenhei na virada do ano: criar um formato didático de compartilhamento de conceitos e referências. A ideia é uma curadoria diária que gere um formato próximo dos “flash-cards” e que passeie por todos os canais que mantenho. A dica, siga @mauroamaral no Instagram, que é onde subo primeiro os materiais.

O fato é que os trinta dias se passaram com algumas indicações de livros e leituras em campos de conhecimento mais ou menos concentrados naquilo que chamo de “fronteira”. Lá no final, eu explico melhor.

E o que passou pela minha pauta em março de 2024?

Para facilitar, vou encarar este post como um fluxo bem fluido que vou atualizando ao longo do mês, combinado? Dada a instantaneidade das coisas com as quais lidamos, vou fazer isso em ordem cronológica, só que reversa.

No caso dos livrinhos, é só clicar no título para visitar a Amazon, blz? (Quase desnecessário dizer, mas comprando pelo link, me garante uns trocados)


26.02

Quando a 9to5mac.com fez o tradicional post levantando custos de fabricação de lançamentos da Apple

The Innovators

Explora a história da inovação digital, útil para entender o contexto da inovação por trás do Apple Vision Pro.

Steve Jobs

É antiguinho, mas oferece uma visão sobre a filosofia de design e produto da Apple, que continua a influenciar lançamentos como o Vision Pro.

Creators e Wannabes

O artigo do Ricardo Cavalini se conecta com o contexto ao ousar redesenhar o ciclo de adoção de produtos, conhecido como Gartner Hype Cicle.


25.02

Quando o Google Gemini vacilou na retratação de figuras históricas

Superpotências da I.A.

Kai-Fu Lee, um dos mais respeitados especialistas em IA do mundo, apresenta um olhar panorâmico sobre como a inteligência artificial está moldando o futuro das potências globais. Ele discute a competição entre China e Estados Unidos na corrida pela dominação da IA e os impactos potenciais na economia mundial, no mercado de trabalho e na geopolítica.

Algoritmos de destruição em massa

Cathy O’Neil explora o lado obscuro dos modelos algorítmicos (apelidados de “Weapons of Math Destruction”), mostrando como eles podem amplificar a desigualdade social e ameaçar a democracia. O livro é um alerta sobre os perigos do uso indiscriminado de big data e algoritmos em decisões que afetam vidas humanas, desde a concessão de crédito até a sentença de prisão.

Algoritmos da opressão

Safiya Noble investiga como os motores de busca, como o Google, reforçam estereótipos raciais e perpetuam a opressão. O livro revela o viés embutido nos algoritmos que governam a informação na internet, destacando a necessidade de uma maior responsabilidade social e regulamentação dos gigantes tecnológicos.

Conheça um pouco mais sobre a fronteira

Sobre o autor

Mauro Amaral

Meu principal foco de atuação é a criação de projetos de conteúdo interessantes, divertidos e leves para marcas, organizações e produtos.

Em função desta opção, transito bem entre jornalismo, publicidade e entretenimento, pesquisando continuamente e filtrando ativamente as tendências do momento para aplicá-las no dia a dia dos meus clientes.

Construo, mantenho e estimulo equipes criativas há 10 anos; com especial predileção por identificar novos talentos e trabalhar potenciais multidisciplinares.

Venha conversar

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mauro Amaral

Meu principal foco de atuação é a criação de projetos de conteúdo interessantes, divertidos e leves para marcas, organizações e produtos. Em função desta opção, transito bem entre jornalismo, publicidade e entretenimento, pesquisando continuamente e filtrando ativamente as tendências do momento...

Ouvir no Spotify

Ouvir no iPhone

Ouvir no Google Podcasts

Ouvir no PocketCasts

Nós

/* ]]> */